Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/neuumban/public_html/joomla/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/neuumban/public_html/joomla/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/neuumban/public_html/joomla/libraries/joomla/string/string.php on line 30

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/neuumban/public_html/joomla/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/neuumban/public_html/joomla/libraries/joomla/filter/input.php on line 654
Oxalá

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/neuumban/public_html/joomla/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/neuumban/public_html/joomla/libraries/joomla/filter/input.php on line 654

Oxalá

A LINHA DE OXALÁ

Aspectos Gerais da Linha

Ressalte-se antes de mais nada que Oxalá é uma vibração, não um deus, ou uma entidade individualizada. Uma das sete vibrações originárias, oriunda diretamente do criador, através das quais ele governa todo o Universo.

Entendido isso, podemos, então acentuar que "Oxalá" significa "A Luz do Senhor Deus". Essa vibração é a que coordena todas as demais. Em suas ordenações estão o princípio da Lei, a harmonia de todas as coisas, a paz universal, o princípio criador, enfim, o reflexo de Deus em sua Majestade Infinita.

A Vibração Oxalá projeta sobre o planeta e seus habitantes emanações de paz e harmonia, de inteligência e de fraternidade, de amor em seu sentido mais universal e mais abrangente. Sua influência sobre os encarnados se dá através do Chakra Sasharara, ou Plexo Coronal, cuja representação gráfica encontra-se à esquerda. Na ordem dos fenômenos naturais, está ligada ao equilíbrio do planeta como um todo, seus movimentos, sua órbita, enfim, seu lugar no espaço infinito.

Na Umbanda é uma linha de Caboclos. O dirigente máximo da linha é Jesus Cristo, coordenador de todos os trabalhadores que atuam distribuindo as ordenações da linha nos trabalhos da Corrente Astral de Umbanda.

Em função do equívoco de muitos em personificarem os orixás, tratando-os como divindades, a grande maioria das pessoas acredita que Oxalá é Jesus, mas isso não é correto. Oxalá é tão somente uma vibração e Jesus é o dirigente máximo da linha de Umbanda - composta exclusivamente de Caboclos - que trabalha dentro da vibração Oxalá, executando suas ordenações nos mundos ainda carentes de maior grau de desenvolvimento moral e espiritual. A imagem ao lado é altamente representativa para a Linha, pois mostra Jesus em sua mansuetude em harmonia com um irmão inferior. Ele é inequivocamente a entidade de mais alta hierarquia espiritual presente nas sete linhas de Umbanda.

- A linha possui sete Chefes de Legião, subordinados diretamente a Jesus. São eles:

1- Caboclo Urubatão da Guia

2- Caboclo Ubirajara

3- Caboclo Ubiratan

4- Caboclo Aymoré

5- Caboclo Guaracy

6- Caboclo Guarany

7- Caboclo Tupy

As legiões se dividem em falanges, as falanges se dividem em subfalanges e as subfalanges se dividem em grupamentos.

Num trabalho de Umbanda, quando se canta para Oxalá, as entidades que se manifestam, incorporando nos médiuns são sempre Caboclos que estão, geralmente, no grau de protetores - o que os coloca na condição de integrantes de grupamento - e não uma divindade, como comumente se acredita.

É preciso quebrar esse mitos que ainda permeiam a mente de muitos adeptos da Umbanda, deixando claro que não existem divindades; Deus é um só. Além disso, deve ficar claro que os mensageiros que atuam nos terreiros de Umbanda são espíritos que, embora mais esclarecidos que nós, ainda estão sujeitos às Leis do Carma e da Reencarnação. São trabalhadores que vem em nome dos grandes luminares da galáxia. Nenhum médium encarnado na terra agora, ou em qualquer outra época tem ou teve condições morais para receber através de sua mediunidade um espírito da envergadura de Jesus. Assim é com todos os dirigentes de Linha. Temos de nos conscientizar de nossa profunda debilidade e aceitar que estamos muito distantes de estabelecer contato direto com grandes luminares.

Os caboclos assumem nomes diversos, conforme a linha em que se enfeixem, assim, na Linha de Oxalá, encontramos os seguintes nomes:

Caboclo Ubirajara*, Caboclo Araguacy*, Caboclo Ibaté*, Caboclo Jaçanã*, Caboclo Ventania*, Caboclo Águia Dourada, entre outros.(1)

Os Caboclos de Oxalá são calmos, sem muitos maneirismos, falam pouco e ministram passes magnéticos de energia e revitalização do perispírito. Suas incorporações são bastante raras, visto que atuam muito mais na administração dos trabalhos, no plano astral, só incorporando em ocasiões muito especiais, ou quando isso se faça realmente muito necessário.

Na essência, as entidades que trabalham nessa linha, assim como acontece em todas as demais, não tem necessariamente de ter tido encarnações como índios americanos, pois "caboclo" é um arquétipo. O que importa é a capacidade de trabalho e a sintonia com a vibração básica.

Correspondências Vibratórias da Linha.

  • Cor representativa: branco.
  • Dia da semana favorável: Domingo.
  • Astro correspondente: Sol.
  • Signo correspondente: Leão.
  • Nota musical correspondente: Mi.
  • Metal correspondente: Ouro (pode ser usado na confecção de guias).
  • Minerais correspondentes: Diamante, quartzo incolor, topázio imperial e citrino.
  • Flor consagrada: Girassol.
  • Ervas correspondentes: Erva cidreira, alecrim, laranjeira (folha), poejo, hortelã, arnica e arruda (existem outras, mas aqui listamos sete que podem ser utilizadas para banhos, ou amacis).
  • Data Comemorativa: 25 de dezembro.

Instrumentos de culto.

Os únicos instrumentos de culto da linha de Oxalá são a toalha branca e a guia, confeccionada em contas de cor branca leitosa.

Pontos Cantados.

A Linha de Oxalá é sempre reverenciada com pontos cadenciados e melodiosos, evitando-se ritmos acelerados. Os pontos em geral assemelham-se a preces cantadas, dirigidas aos mensageiros da linha.

Pontos Riscados.

Na linha de Oxalá, os pontos riscados obedecem às mesmas normas estabelecidas na chamada "Grafia dos Orixás. Assim, os pontos fazem a identificação das entidades através dos sinais de "flecha", "chave" e "raiz". Nesta linha, os sinais são assim grafados:


Sobre a "Grafia dos Orixás", maiores detalhes podem ser obtidos na matéria intitulada "Pontos Riscados", publicada também nesta página.

Saudação a Oxalá.

A saudação à vibração Oxalá é "Epa, Babá!"

(1) Todos os nomes de Caboclos marcados com asterisco foram retirados do blog Caboclos na Umbanda e Ancestralidade Indígena, acessível em http://caboclosnaumbanda.blogspot.com/search/label/NOMES%20DE%20CABOCLOS

Retornar ao início

Retornar à página "Os Orixás"