Aula Inaugural do Curso Superior

No Sábado, dia 01 de fevereiro de 2020, o Núcleo de Estudos Umbandistas deu a partida para mais uma realização: cumprindo o papel que lhe foi dado pela espiritualidade, de produzir e disseminar conhecimento sobre Umbanda, o NEU iniciou sua primeira turma aberta do Curso Superior Livre de Teologia de Umbanda, iniciativa pioneira no Distrito Federal e que certamente contribuirá fortemente para o engrandecimento da Umbanda.

O curso foi idealizado e estruturado a partir do mês de agosto de 2019 e devidamente anunciado no final do mês de novembro, tendo havido uma enorme procura que obrigou a coordenação a formar uma lista de espera, uma vez que a estrutura disponível só permite que se matriculem cinquenta alunos por turma.

Em menos de vinte dias as vagas foram preenchidas e foi iniciado o processo de preparação para a abertura do curso, processo esse que teve seu coroamento na manhã do dia 01/02/2020, com a realização da Aula inaugural.

Às 8:00 foi servido um gostoso café da manhã, com a assinatura de nossas irmãs Ana Cláudia e Val.

 

Às 9:00 teve início a aula inaugural com a palestra de nossa Irmã Míriam, a diretora e responsável pelo curso. Foram dadas todas as orientações pertinentes, para que os novos alunos pudessem se situar, entender a proposta e a dinâmica do curso e, consequentemente, melhor aproveitar os conteúdos que serão oferecidos.

Também foi feita a apresentação do corpo docente para o primeiro semestre letivo e, na sequência, nosso irmão Jorge também fez uma pequena palestra, dando as boas vindas aos presentes.

Infelizmente, por ter sido realizada na manhã de sábado, alguns dos inscritos não puderam comparecer à aula inaugural, em virtude de já terem assumido outros compromissos anteriormente.

A apresentação se encerrou às 11:00 com todos devidamente orientados e prontos para iniciarem a jornada de conhecimento. Na próxima quinta-feira, dia 06/02/2020, iniciam-se as aulas regulares.

ESTAMOS DE CASA NOVA

ESTAMOS DE CASA NOVA


É com enorme prazer que avisamos a nossos frequentadores que estamos nos mudando para um local maior e com mais conforto para todos. 

Como é de conhecimento geral, nossas antigas acomodações eram muito pequenas e datavam da época em que nos instalamos no Guará, num momento em que não contávamos com uma grande frequência, já que éramos completamente desconhecidos. 

O tempo foi passando e, graças a Deus, nos firmamos e a frequência foi crescendo a cada dia. Aos poucos o ambiente foi se tornando mais apertado, até que, ao final do ano passado, tivemos um verdadeiro boom de frequentadores e ficou impossível acolher a todos com o mínimo conforto necessário. 

Buscamos um novo local e fomos bem sucedidos, tendo encontrado uma loja mais ampla que permitirá recebermos bem melhor nossa assistência. 

O novo NEU estará localizado na QI 08 bloco B loja 11, Guará I, Ed. Badra Sarkis. 

Contamos com a presença de todos em nossa Festa de Pretos-Velhos, e inauguração do novo local, na quarta-feira, 16/05/2018, a partir das 20:00.


Batizado 2017

No último dia 08 de outubro o NEU realizou mais um batizado na cachoeira, o nono de sua história e também o melhor e mais iluminado que já realizamos até então. Comprovando que o grupo cresceu, não só em número de membros, mas também em maturidade e em espiritualidade, realizou-se uma verdadeira festa de luz e de paz que certamente preencheu a alma de todos os que dela participaram.

Em um ambiente paradisíaco, numa esplendorosa manhã de primavera, refrescada pela brisa de Iansã, reunimo-nos, inicialmente para um café da manhã, ao longo do qual todos faziam seus últimos preparativos e tiravam as dúvidas ainda existentes.

Preparadas desde a véspera, a cachoeira de Oxum e a pedreira de Xangô pareciam abrir os braços para nos acolher a todos. A natureza se oferecia a nossa cerimônia.

Nossa prece de abertura foi saudada por um enorme coro de passarinhos, exatamente como fora previsto pelo Sr. Tranca-Rua em sua reunião mensal com o grupo. foi um momento de grande emoção para todos que se lembraram imediatamente da previsão da entidade.

À medida em que eram saudadas, as entidades iam chegando para deixarem suas bênçãos e abrilhantarem ainda mais a festa. Vieram representantes de todas as linhas, deixando mensagens de paz e otimismo, abençoando os batizandos e vibrando ainda mais o local.

Caboclos de Xangô se fizeram presentes em grande quantidade, aproveitando a suntuosa pedreira e a vibração de equilíbrio que emanava do local e dos integrantes do grupo.

Também as Caboclas da água se faziam presentes em profusão. Onde quer que se olhasse, o ambiente era de paz e de alegria, sentimentos demonstrados por todos, pelas entidades e até pela própria natureza.

Um traço de maior alegria ainda foi dado pela grande quantidade de crianças, inclusive entre os batizandos. Nunca o NEU batizara tantas crianças ao mesmo tempo. São as futuras gerações de umbandistas, o NEU do futuro.

Preparou-se o momento do batizado, chamaram-se os padrinhos espirituais para que viessem abençoar seus afilhados e reforçar ainda mais sua fé e sua determinação de se dedicarem à Umbanda e ao serviço do próximo.

E partiu-se, então para o grande momento; aquele em que cada um foi mergulhado na cachoeira e selou seu compromisso com a Umbanda e com essas entidades queridas, entre lágrimas e sorrisos de alegria e de realização.

Ao final, uma sensação que ninguém conseguia mais esconder - a fome - foi devidamente aplacada com um verdadeiro banquete que também serviu como um suave momento de descontração e de confraternização entre todos.

É o NEU com sua força, sua pujança, sua alegria, demonstrando que, como a natureza que se renova e se supera, mesmo sob condições muito difíceis, a Umbanda floresce todos os dias nos corações daqueles que sabem apreciar a grandeza de Deus e a beleza da sinceridade, da fé e da pureza de coração.

Deixamos aqui nosso agradecimento e nosso sincero preito de carinho a todos esses irmãos espirituais queridos que estiveram ao nosso lado em mais essa realização. Que saibamos nos manter firmes e decididos e que com a força de nosso trabalho possamos continuar levando ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá.

Festa de Crianças 2017

 

Foi o dia marcado para a reabertura de nossa casa, depois de uma reformulação completa. Tinha tudo para ser um dia especial. E foi! Muito mais especial do que poderíamos imaginar. A energia se mostrava boa desde o raiar do dia, e nós podíamos sentir o NEU renovado. O resultado disso foi que tivemos a melhor festa de Crianças que o grupo já realizou em toda a sua história.

Nossa irmã Cláudia trabalhou muuuuuito, mas valeu a pena.O resultado foi uma decoração original e cheia de uma beleza simples, mas elegante. Exatamente como a Umbanda é.

A alegria com o momento vivido e a satisfação do dever cumprido era visível no semblante de todos aqueles que lutaram para reconstruir nossa casa.

Às 19:00, quando as portas foram abertas, já era grande o número de pessoas que aguardavam o início dos trabalhos. Era grande, acima de tudo o número de crianças

Se a assistência estava lotada, o corpo mediúnico não era diferente. Apenas que, além de a área de trabalho estar repleta, era possível sentir no ar a atmosfera de alegria e satisfação de todos. gerando uma energia extremamente favorável.

E os Erês, sentindo a vibração, atenderam o chamado e vieram em quantidade e qualidade. E trabalharam, e brincaram e alegraram a todos com seu sorriso contagiante e sua beleza infantil.

Ao final, o terreiro foi deixado para que eles continuassem sua festa no plano astral.

Enquanto na parte de cima, os encarnados, adultos e crianças se deliciavam com as guloseimas típicas de festas de crianças: bolo, doces, pudins, refrigerantes, enfim, um verdadeiro banquete infantil.

Foi, sem dúvida, para todos, uma noite de grandes emoções, melhor do que nossas melhores expectativas, o que demonstrou a força e a grandeza desses mentores queridos quando querem corresponder ao sentimento de esperança, de garra e de dedicação daqueles que se propõem a fazer a Umbanda num clima de amor e fraternidade, livre da vaidade fútil e de sentimentos mesquinhos.

Só nos resta agradecer aos encarnados e desencarnados que contribuíram para esse momento especial.

Oni, Beijada!

Lançamento do Livro tem data marcada

Está definido o dia 16/07/2016 como data para o coquetel de lançamento do livro Umbanda: o transtorno de identidade de uma religião violentada; um projeto que nasceu e floresceu dentro do grupo.

O lançamento acontecerá na biblioteca do Centro de Ensino Fundamental 04 do Guará, localizado na QE 12 Área Especial e terá início às 20:00. Você que é frequentador do NEU, venha comemorar com a gente mais essa conquista.

O livro estará sendo vendido pelo preço de R$ 50,00 e o pagamento só poderá ser feito em dinheiro.