Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/neuumban/public_html/joomla/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/neuumban/public_html/joomla/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/neuumban/public_html/joomla/libraries/joomla/string/string.php on line 30

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/neuumban/public_html/joomla/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/neuumban/public_html/joomla/libraries/joomla/filter/input.php on line 654
Ogum

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/neuumban/public_html/joomla/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/neuumban/public_html/joomla/libraries/joomla/filter/input.php on line 654

Ogum

A LINHA DE OGUM

Aspectos Gerais da Linha.

Inicialmente devemos perder de vista a idéia preconcebida de que Ogum seja um ser individualizado, personificado na figura de um santo. Ogum não é um ente; é uma vibração, uma das sete vibrações originárias emanada diretamente da divindade. O significado de Ogum é "Fogo da Salvação ou da Glória". Essa vibração sagrada é a que, em suas ordenações, controla o incessante choque resultante das consequências do carma. Explicando: todos nós resgatamos as faltas de um passado obscuro. Esse resgate nos leva no mais das vezes a enfrentar dificuldades que, sem um alento adicional, nos fariam sucumbir ante o peso das aflições e das angústida do cotidiano.

Essa vibração nos dá a força e o ânimo para prosseguirmos enfrentando os desafios que a vida nos apresenta todos os dias, por isso é metaforicamente associada com as lutas e as batalhas e Ogum é entendido como o protetor ou padroeiro dos guerreiros. Todos somos guerreiros e passamos todos os dias de nossa existência terrena enfrentando batalhas, assim, Ogum é protetor e padroeiro de todos nos.

No campo dos fenômenos naturais, a vibração Ogum é a que está ligada ao fogo em todas as suas manifestações. Além disso, Ogum também está ligado aos metais em geral, sendo que o ferro é consagrado à vibração, na conta de metal sagrado.

Sob o comando dos dirigentes e trabalhadores da linha encontram-se os elementais do fogo, as ditas salamandras, bem como os exus diretamente subordinados que atuam como serventia dos Caboclos de Ogum.

Na Umbanda é uma linha de caboclos. Não sabemos quem é o dirigente máximo da linha, mas temos claro que não é São Jorge Guerreiro, como muitos acreditam. É possível até que o espírito Jorge - que teve aquela encarnação na Capadócia, onde se notabilizou como soldado a serviço do Império Romano - esteja trabalhando nas fileiras da Umbanda, mas não há evidências conclusivas disso. Na verdade, a ligação básica existente entre a Umbanda e a Entidade em questão está ligada ao sincretismo, pelo fato de os escravos terem adotado a imagam de São Jorge para representar o Orixá Ogum que eles cultuavam em segredo, iludindo os padres e os senhores brancos simultaneamente.

A linha possui sete Chefes de Legião, subordinados diretamente ao dirigente máximo. São eles:

1- Caboclo Ogum de Lei

2- Caboclo Ogum Yara

3- Caboclo Ogum Megê

4- Caboclo Ogum Rompe-Mato

5- Caboclo Ogum de Malê

6- Caboclo Ogum Beira-Mar

7- Caboclo Ogum Matinata

As legiões se dividem em falanges, as falanges se dividem em subfalanges e as subfalanges se subdividem em grupamentos. Num trabalho de Umbanda, quando se canta para Ogum, as entidades que se manifestam, incorporando nos médiuns são sempre Caboclos que estão, geralmente, no grau de protetores - o que os coloca na condição de integrantes de grupamento - e não uma divindade, como comumente se acredita.

Esses caboclos assumem nomes diversos, conforme a linha em que se enfeixem, assim, na Linha de Ogum, encontramos os seguintes nomes:

Caboclo Akuan*, Caboclo Rompe Nuvem*, Caboclo Icaraí*, Caboclo Tamoio*, Caboclo Sete Ondas*, Caboclo Águia Solitária*, entre outros. (1)

Os caboclos de Ogum se manifestam de forma bem firme e marcam muito bem sua presença. Costumam bater uma das mãos no peito e emitir um brado bastante sonoro. Em seus trabalhos aplicam passes de limpeza magnética e de energias revigorantes. Costumam aplicar os passes, portando Espadas de São Jorge, que utilizam como condensadores e dispersores de energias.

Na essência, as entidades que trabalham nessa linha, assim como acontece em todas as demais, não tem necessariamente de ter tido encarnações como índios americanos, pois "caboclo" é um arquétipo. O que importa é a capacidade de trabalho e a sintonia com a vibração básica.


Correspondências Vibratórias da Linha.

  • Cor representativa: Vermelho.
  • Dia da semana favorável: terça-feira.
  • Astro correspondente: Marte.
  • Signos correspondentes: Áries e Escorpião.
  • Nota musical correspondente: Fá.
  • Metal correspondente: Ferro. (pode ser usado na confecção de guias)
  • Minerais correspondentes: Rubi, hematita, ágata vermelha ou laranja, ametista, grandada, água-marinha, quartzo fumê e obsidiana.
  • Flor consagrada: Azaléia.
  • Ervas correspondentes: Espada de São Jorge, romã (folha) jurubeba, comigo-ninguém-pode, erva de bicho, losna, cinco folhas. (existem outras, mas aqui listamos sete que podem ser utilizadas em banhos e amacis).
  • Data comemorativa: 23 de abril.

Instrumentos de Culto.

Os Caboclos de Ogum utilizam como instrumentos de culto a guia, confeccionada com contas vermelhas e brancas de porcelana, o charuto e, em alguns casos uma espada de São Jorge, para as dispersões energéticas.

Pontos cantados.

Os pontos cantados de Ogum geralmente apresentam melodia e ritmo alegres; as letras quase sempre falam de motivos militares, como batalhas, demandas, vitórias, abertura de caminhos e campos de batalha.

Pontos riscados.

Os pontos riscados na Linha de Ogum obedecem às mesmas normas estabelecidas na "Grafia dos Orixás", trazendo a identificação das entidades através dos sinais de "flecha", "chave" e "raiz". São assim grafados:

Saudação a Ogum.

A saudação à vibração Ogum é: "Ogunhê!".

(1) Todos os nomes de Caboclos marcados com asteríscos foram copiados do blog Caboclos na Umbanda e Ancestralidade Indígena, acessível em http://caboclosnaumbanda.blogspot.com/search/label/NOME

Retornar ao Início

Retornar à Página "Os Orixás"